Rosa

De Uniplantae
(Redirecionado de Roseira)
Ir para: navegação, pesquisa

A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

As rosas e o seu simbolismo

Rosas: o secretismo (sub rosa), e, de certa forma, um símbolo pagão, ligado muitas vezes a segredos escondidos da igreja durante a Idade Média. A cada cor está associado um significado diferente, alguns desses significados estão listados em baixo:

  • Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platónico... ou... amizade
  • Rosas Azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore, em algumas culturas ela tradicionalmente significa mistério ou a busca _ ou o alcance do impossível
  • Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
  • Rosas Champanhe: admiração, simpatia
  • Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
  • Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
  • Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
  • Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
  • Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
  • Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade
   As rosas laranjas: Significa entusiasmo e desejo.
   As rosas vermelhas bordeaux: Significa beleza inconsciente.
   As rosas azuis: Significam confiança, reserva, harmonia e afecto.
   As rosas verdes: Significa esperança, descanso da juventude e equilíbrio.
   As rosas violetas: Significa calma, auto-controlo, dignidade e aristocracia.
   As rosas pretas: Significa separação, tristeza e morte.
   As rosas cinzentas: Significa desconsolo, aborrecimento e velhice.

Sinonímia

  • Hulthemia Dumort.
  • Hulthemosa Jus.


Cultivo

Exposição solar diária de 6h Solos com boa drenagem Fertilizar após a poda Retirar os ramos secos e estrangulados Cortar em diagonal 1 cm acima de cada gema mais próxima Cortar as flores murchas


Fontes

http://plants.usda.gov/java/nameSearch?keywordquery=Rosa&mode=Scientific%20Name&sort=1 http://www.ars-grin.gov/cgi-bin/npgs/html/genus.pl?10544 http://www.rosasvirtuales.net/