Musgo

De Uniplantae
Ir para: navegação, pesquisa

Os musgos são representantes do grupo das briófitas e como tal são desprovidos de vasos de condução e tecidos. São constituídos por caulóides, rizóides e filóides. São plantas criptógamas, isto é, que possui o órgão reprodutor escondido, ou que não possuem flores. Preferem viver em lugares úmidos (são dependentes da água para a reprodução, cuja fase dominante é a gametofítica), e preferem lugares com sombra (umbrófitas). Geralmente atingem poucos centímetros de altura justamente por não possuírem vasos de condução de seiva.

Classificação

Tradicionalmente, os musgos eram agrupados juntamente com os membros dos grupos Marchantiophyta e Anthocerotophytas na Divisão Bryophyta (briófitos), na qual os musgos eram classificados na classe Musci. Esta definição de Bryophyta, no entanto, é parafilética e atualmente tende a ser separada em três divisões. Nesse esquema, a divisão Bryophyta sensu stricto contém exclusivamente os musgos.

É a seguinte a classificação mais aceita das briófitas, em que as Bryophytas sensu stricto são divididas em oito classes: divisão Bryophyta

   classe Takakiopsida
   classe Sphagnopsida
   classe Andreaeopsida
   classe Andreaeobryopsida
   classe Oedipodiopsida
   classe Polytrichopsida
   classe Tetraphidopsida
   classe Bryopsida