Chlorophyta

De Uniplantae
Ir para: navegação, pesquisa

Chlorophyta é uma divisão de algas verdes, composta por cerca de 8000 espécies[4] pertencentes ao reino Plantae, contém clorofila dos tipos A e B e pigmentos acessórios do tipo carotenóides. Tem como material de reserva o amido (polissacarídeo) e é armazenado no pirenóide e parede celular de celulose, em alguns casos de glicoproteínas, glicocálix, mucilagem ou quitina e celulose. Muitas espécies possuem flagelos em alguma fase da vida e de 1-8 isocontos com mastigonemas. O cloroplasto contém duas membranas e se reproduzem por conjugação ou mitose (divisão simples). O talo pode ser protococoidal, tetraspórico, cenobial, cenocítico, filamentoso, parenquimatoso, fitáceo ou foliáceo.

Dentre as Chlorophyta, encontramos algas micro e macroscópicas. As macroscópicas são minoria, mas mantêm as características básicas de uma clorófita:

1. A presença de clorofilas a e b, além da luteína, que é uma xantofila exclusiva deste grupo; 2. O amido como material de reserva, há a formação de pirenóides; 3. Reprodução assexuada por zoósporos, formados em zoosporângios (caso típico) ou por divisão celular, fragmentação do talo e fases palmelóides. 4. A reprodução sexuada apresenta todas as transições entre isogamia e oogamia. Os gêneros aqui analisados têm alternância de gerações do tipo isomórfica (LEE, 1992). 5. Parede celular impregnada de celulose. Porém, a celulose pode ser substituída na camada externa, como no caso do Codium. (LEE, 1992)


Classes

Classe Bryopsidophyceae Bessey

Classe Chlorophyceae Wille

Classe Pedinophyceae Moestrup

Classe Pleurastrophyceae Mattox & K. D. Stewart

Classe Prasinophyceae T. A. Chr. ex Ø. Moestrup & J. Throndsen

Classe Trebouxiophyceae T. Friedl

Classe Ulvophyceae K. R. Mattox & K. D. Stewart

Classe Caryopoceae Jerry


Classificação de acordo com Hoek, Mann & Jahns 1995.